CURSOS

Cursos profissionalizantes, estímulo sócioeconômico para os pacientes.

Na ABREC são realizados cursos profissionalizantes que beneficiam mais de setecentas pessoas atendidas todos os meses pela instituição. Entre eles, está o projeto da UFMS/Facom que leva conhecimentos aos participantes de informática básica, avançada e manutenção de computador. Durante o treinamento, os alunos já são preparados para atuarem no mercado de trabalho.

Outro projeto permanente da entidade é a Malharia ABREcoração. Criada em 2011, ela tem como objetivo proporcionar aos renais crônicos e seus familiares uma terapia ocupacional que auxilia na arrecadação de recursos financeiros tanto para a instituição quanto para os colaboradores.

O projeto ganhou a adesão de muitos pacientes, que encontram ali, uma oportunidade de trabalho conciliada ao seu período de tratamento hemodialítico. Os pacientes são divididos em turmas, e as aulas  são realizadas com professores de costura e monitoradas pela terapeuta ocupacional da ABREC, Daine Erédia. “Na medida em que os pacientes ficam aptos a executar as tarefas sozinhos, começam a produzir e comercializar para eles próprios e para a instituição. Isso beneficia tanto a condição financeira de cada um, como promove um salto na qualidade de vida dos participantes”, destaca a terapeuta.

O projeto que começou de forma tímida, hoje obtém resultados de sucesso, pois a instituição já produz camisetas e uniformes para pequenas e médias empresas da capital. Com este ritmo de crescimento, precisaremos ampliar a área da malharia para atender um número ainda maior de renais crônicos e seus familiares.

Treinamentos

Além dos cursos permanentes, a ABREC coloca à disposição dos pacientes treinamentos regulares que acontecem ao longo do ano. São ministradas aulas sobre aproveitamento de alimentos, decoupage, oficina de culinária, oficina de chocolate e oficina de salgado.

O calendário educativo conta também com as oficinas terapêuticas de acessórios de cabelo, caixas, enfeites para Natal, enfeites para festa junina, curso de origami, bijuterias, pedrarias, customização de chinelos, roupas e arte em E.V.A.