Serviço Social

O Serviço Social da ABREC/MS, a partir do principal objetivo da instituição que é melhorar a qualidade de vida dos Renais Crônicos do Estado, atua junto aos pacientes e seus familiares por meio de ações que garantam aos atendidos o acesso integral aos serviços oferecidos pela instituição.

Ao chegar à entidade, o paciente passa pela triagem com o assistente social. Neste primeiro contato será identificada as demandas e necessidades sociais, não só dele, mas sim de toda sua família, pois a doença em si causa um grande impacto no cotidiano da mesma.

O serviço social dentro da instituição atua através da socialização, levantamento da realidade socioeconômica, cadastro de novos associados, realiza entrevista individual e familiar, encaminhamento jurídico, visita domiciliar e hospitalar.

Além disso, é responsável também pelos encaminhamentos para rede de serviços sócioassistenciais e articulação com órgãos do Sistema de Garantia de Direitos no âmbito municipal, estadual ou federal. Essas ações visam estimular que o paciente renal crônico se veja acima de tudo como pessoas que têm seus direitos respeitados.