top of page

SOBRE NÓS

Há 35 anos a ABREC-MS oferece um tratamento multidisciplinar digno para centenas de renais crônicos carentes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. São oferecidos pela instituição atendimento sócio assistencial onde os pacientes recebem benefícios de doações, alimentos e roupas. Mensalmente eles também retiram na farmácia da ABREC os medicamentos necessários para a continuação do seu tratamento de saúde, muitos deles de alto custo que eles não conseguiriam obter se não fosse pelo auxílio da instituição.

 

Na ABREC-MS é ofertado ao paciente renal crônico tratamento por equipe multidisciplinar: psicólogo, farmacêutica, fisioterapeuta e nutricionista. Dessa maneira é promovida a qualidade de vida e incentivo ao tratamento da doença renal crônica.  

 

A insuficiência renal crônica (IRC) possui altos índices de morbidade e mortalidade, os quais geram problemas sociais e econômicos, neste sentido, a instituição realiza serviços que apoiam tudo o que se refere aos transtornos e a difusão daquilo que ajuda a desenvolver uma vida saudável.

 

A doença afeta o crescimento, o desenvolvimento na vida adulta e no decorrer dos anos, dependendo da causa da doença, desenvolve outras deficiências, principalmente física (dos membros inferiores) e a visual, assim como comorbidades.

 

O diagnóstico e o tratamento colocam as pessoas em situações de vulnerabilidades e riscos sociais, com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade, tendo que reprogramar totalmente a dinâmica familiar, considerando a necessidade de cuidador e de renda familiar. Do total de 650 usuários, 30% são pessoas na faixa etária acima de 60 anos, destes 80% têm como renda familiar, até 2 salários-mínimos, incluindo principalmente o Benefício de Prestação Continuada, auxílio-doença ou aposentadoria. Muitos na condição de arrimo de família, considerando que um membro da família, (marido, mulher ou filhos) deixa de exercer atividade remunerada e passa a condição de cuidador.

 

Neste contexto, a intervenção institucional procura uma visão integral e das questões sociais, em todas as dimensões da vida da pessoa com deficiência – renal crônica, não se restringindo ao indivíduo, mas estendendo a família e ao cuidador, buscando assegurar uma rede de proteção social, principalmente para aqueles com o agravante do ciclo de vida – idosos.

 

Na sede da instituição ainda são realizadas oficinas de geração de renda, cursos de corte e costura e aulas de informática. Todo os atendimentos são direcionados aos pacientes renais cadastrados na instituição e se estende aos seus familiares e cuidadores diretos.  Para manter suas atividades a ABREC necessita do auxílio e apoio de toda a sociedade. É somente com as doações, o trabalho dos voluntários e apoio das empresas parceiras que conseguimos mantes nossas atividades.

 

A ABREC tem um trabalho grande dedicado à prevenção. Além das ações diárias de nesse sentido ao longo do ano são realizadas campanhas   de esclarecimento voltadas aos grupos de risco e aberta a toda a população. Em março é comemorado o Dia Mundial do Rim e a ABREC realiza em Campo Grande todos os anos, nessa data uma grande campanha de prevenção e esclarecimento sobre a doença. Além disso, a instituição conta com o “Projeto Previna-se” que possui um calendário de ações públicas de conscientização que são executadas durante o ano.

Na  Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de MS, somos solucionadores de problemas acreditamos que, com ousadia, criatividade e coração, tudo pode ser alcançado. Acima de tudo, nossa força reside no trabalho em equipe. 

Nossa missão é melhorar a qualidade de vida de nossos usuários, proporcionando a todos mais saúde, garantia de segurança alimentar e facilitar  o acesso aos seus direitos.

NOSSA MISSÃO

bottom of page