top of page
Buscar
Foto do escritorABREC associação

MS adere à causa: Diálise, a ponte para a vida de 155 mil brasileiros




A Diálise, é mais que um tratamento, e sim a PONTE PARA A VIDA , para mais de 155 mil pacientes que fazem esta terapia no Brasil. Esta terapia substitui quase tudo as funções dos rins no caso da Insuficiência Renal Crônica, causada por várias patologias, principalmente a Hipertensão Arterial, Diabetes e Glomerulonefrites, entre outras.


Esta Campanha “ A Diálise Não Pode Esperar”, promovida pela ABCDT- Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante-  que acontece juntamente com o Dia Nacional da Diálise, 29 de agosto, tem o objetivo de alertar as dificuldades  enfrentadas no tratamento de pacientes renais crônicos, reivindicando o cofinanciamento junto aos governos estaduais e municipais.


No Mato Grosso do Sul conseguimos este Cofinanciamento pelo Governo do Estado, graças à sensibilização do Governador Eduardo Riedel e do nosso Secretário Estadual de Saúde, o médico, Dr. Maurício Simões Corrêa.


Aliás, Dr Maurício Simões, graças ao seu conhecimento médico, foi o primeiro Secretário Estadual a palestrar na Conferência do SUS, sobre a Doença Renal Crônica no Brasil, assim que assumiu a secretaria,  mostrando dados estatísticos econômicos e sociais preocupantes.

Mato Grosso do Sul encabeçou também o Cofinanciamento da Diálise no Estado, e foi o 3º. No Brasil; isto incentivou outros estados a aderirem à esta luta e atualmente, já são 8 estados a fazerem este custeio de INCENTIVO à Diálise.


Nesta campanha participam também todas Associações Beneficentes dos Renais Crônicos e a FENAPAR- Federação dos Renais Crônicos no Brasil, mostrando que é um movimento nacional não só de clínicas de diálise, mas também dos pacientes, que precisam de um tratamento digno e com qualidade.



Dra. Maria Aparecida A. Arroyo

Médica Nefrologista

Fundadora e Presidente da ABREC/MS

5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page