ABREC MS promove primeiro encontro entre entidades e poder público para fortalecer os direitos da pessoa idosa
Realizada em alusão aos 23 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, iniciativa reuniu organizações da sociedade civil e representantes do poder público para discutir desafios, compartilhar experiências e ampliar a articulação da rede de proteção.

A importância da união entre o terceiro setor e o poder público para garantir os direitos da pessoa idosa foi o principal tema do encontro promovido pela Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (ABREC MS), na segunda-feira (19), em Campo Grande.
Com o tema “Direitos se fortalecem quando a rede se conecta”, a iniciativa marcou os 23 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e reuniu representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) e de órgãos públicos para uma tarde de diálogo, reflexão e troca de experiências.
Foi o primeiro encontro nesse formato organizado pela ABREC MS, com a proposta de aproximar instituições que atuam em defesa da população idosa e incentivar a construção de ações conjuntas.
União entre instituições é caminho para fortalecer direitos da pessoa idosa
Ao longo das discussões, um dos pontos mais destacados foi a necessidade de ampliar os espaços de diálogo entre as organizações, que enfrentam desafios semelhantes no atendimento à população idosa.
A troca de experiências também evidenciou a importância de fortalecer parcerias, compartilhar conhecimentos e manter uma atuação articulada com o poder público, contribuindo para que os direitos previstos na legislação sejam efetivamente garantidos.
Para Rafael Paiva, gerente de Fomento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), a articulação entre as entidades e o poder público contribui diretamente para o desenvolvimento das políticas de assistência social.

“Estamos aqui com o prazer de fazer parte desse grande projeto de fomentação e de execução da política pública”, destacou, ao reforçar a participação da Secretaria no encontro voltado aos direitos e às garantias da pessoa idosa.
A necessidade de maior aproximação também foi ressaltada por José Henrique, superintendente do Terceiro Setor da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), que defendeu a realização de mais reuniões envolvendo organizações da sociedade civil e representantes governamentais.

“A gente precisa dessa aproximação, precisa sentar mais com o governo e discutir as questões que são os desafios que nós temos dentro das políticas do idoso”, afirmou.
Segundo ele, iniciativas como a promovida pela ABREC MS são importantes para fortalecer o terceiro setor e ampliar a participação das organizações nas discussões sobre políticas públicas voltadas à população idosa.
As contribuições dos representantes reforçaram o papel das organizações da sociedade civil na promoção de direitos e a importância da cooperação entre instituições para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa.
Direitos conquistados e desafios que permanecem
Criado em 2003, o Estatuto da Pessoa Idosa representa um marco na garantia de direitos das pessoas com 60 anos ou mais, estabelecendo medidas de proteção e assegurando direitos fundamentais relacionados à saúde, à assistência social e à convivência familiar e comunitária, entre outros.
Passados 23 anos, o desafio permanece em transformar as garantias previstas na legislação em direitos efetivamente vivenciados pela população.
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e superintendente da Sirpha Lar do Idoso, Maria Cristina Gomes, chamou a atenção para o crescimento da demanda por atendimento e para a necessidade de ampliar os serviços oferecidos às pessoas idosas.

“Nós temos que agir de uma forma que possibilite cada vez mais ampliar esse serviço”, ressaltou.
Maria Cristina também destacou a importância da união entre as instituições para buscar recursos e criar condições que permitam melhorar o atendimento à população idosa, especialmente àquela em situação de maior vulnerabilidade.
Um primeiro encontro que abre espaço para novas conexões
A realização da reunião concretizou um desejo antigo da fundadora e diretora da ABREC MS, médica nefrologista, Dra. Cida Arroyo, de aproximar as entidades que atuam em prol da população idosa e criar oportunidades para que compartilhem suas experiências, necessidades e desafios.
Para ela, a união entre as organizações é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer o trabalho desenvolvido por cada instituição.

“Há muito tempo eu queria proporcionar esse encontro, porque acredito que nenhuma instituição consegue fazer tudo sozinha. Nós fazemos parte de uma rede de apoio e, quando nos aproximamos, compartilhamos experiências e unimos forças, conseguimos fazer muito mais pelas pessoas que precisam do nosso trabalho. A ideia é justamente essa: fortalecer uns aos outros para que toda a rede cresça e possa oferecer um atendimento cada vez melhor”, destaca a diretora.
A receptividade dos participantes também reforçou a importância de dar continuidade à iniciativa. Diante das contribuições e do interesse demonstrado pelas entidades, a Dra. Cida pretende promover novos encontros na sede da ABREC MS, mantendo aberto esse espaço de diálogo e cooperação.
“Esse foi o nosso primeiro encontro, mas queremos que seja o começo de muitos outros. Precisamos estar mais próximos, conversar mais e encontrar caminhos para trabalhar juntos. Quando uma instituição se fortalece, toda a rede ganha, e quem mais se beneficia são as pessoas que atendemos”, complementa.
Com 38 anos de atuação, a ABREC MS desenvolve ações voltadas à prevenção da Doença Renal Crônica, ao acompanhamento multiprofissional e à promoção da qualidade de vida de pacientes renais crônicos, pessoas idosas e suas famílias.
Ao promover essa articulação, a Associação amplia seu compromisso com a defesa de direitos e com o fortalecimento das instituições que trabalham diariamente pelo bem-estar da população.
Porque fortalecer os direitos da pessoa idosa também significa fortalecer as conexões entre aqueles que trabalham diariamente para garanti-los.
.png)



Comentários